Contexto Metodológico

CONTEXTO METODOLÓGICO

Nossa proposta pedagógica está fundamentada primeiramente no que sugere a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas com as crianças, observando os cinco eixos propostos:

  • O eu, o outro e o Nós
  • Corpo, Gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações.

Em parceria com o Sistema de Ensino Dinâmico, nossa escola busca desenvolver atividades com materiais excelentes para que a criança alcance tais objetivos propostos.

A educação Infantil compreende o ensino até Seis anos de idade. É um período de iniciação escolar para a criança.
O pré-escolar, portanto, não tem o objetivo de alfabetizá-la, mas de prepará-la para este processo; processo esse que se completa nos anos iniciais do ensino fundamental.
Assim, para que isso ocorra desenvolveremos nosso trabalho dentro de quatro níveis:

A Coordenação Motora

Exercitar e dominar atividades que utilizem a mão e o corpo como ferramenta. A coordenação motora é extremamente importante no início do processo de alfabetizar, pois faz com que a criança execute as atividades com mais firmeza e leveza. Atividades como pintar, desenhar, rascunhar, riscar, recortar, utilizar o Mouse, deverão ser utilizadas frequentemente para esta finalidade, além de exercícios que exigem uma postura corporal e de equilíbrio como correr, andar, agachar e subir escadas por exemplo.

A Percepção

A percepção é a capacidade da criança de perceber as diferenças, como cores, tamanhos, diferenças dos sons, gosto, posição, cheiro, texturas etc. Exercícios que estimulem a percepção na educação infantil são necessários para o seu desenvolvimento intelectual e social.

O Raciocínio

Atividades lúdicas como quebra-cabeça, jogos da memória, identificação de letras, exercícios matemáticos, trabalhinhos com figuras geométricas, numerais, atividades de jogos em computadores etc, que levem a criança exercitar o pensamento e a raciocinar, faz com que o processo de alfabetizar fique cada vez mais perto dela.

Interação Social

A interação Social envolve diversas formas de relação e em diversos ambientes diferentes. Trabalhar com a criança estimulando o convívio social, aceitando as diferenças e peculiaridades de cada um, além de desenvolver um convivo saudável de boas relações com ela, com a familia, e com os amigos.

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