Contexto Filosófico

CONTEXTO FILOSÓFICO

Nossa Filosofia está pautada nas teorias SOCIOINTERACIONISTA de Lev Vygotsky que aponta a interação do indivíduo com o outro e com meio que vive. Buscamos dentro de uma visão filosófica baseada nesta teoria o desenvolvimento social da criança, com sua família, com seus colegas, e, com o meio ambiente, procurando sermos mediadores deste processo da busca de aprender a crescer. Portanto, buscamos desenvolver esta proposta dentro de três princípios fundamentais:

O AMOR, O RESPEITO e A ÉTICA; ou seja; devemos amar e aceitar o próximo com suas diferenças,
respeitar todas as culturas, religiões e a pessoa em sua individualidade, além de sermos éticos nas condutas que nos remetem a consciência humana, contribuindo para a construção da cidadania.

A interatividade, a liberdade de pensamentos e culturas, serão respeitados, mostrando a importância da Educação no desenvolvimento de valores simples, como solidariedade, diálogos, respeito, entre  outros.

Para Vygostsky o “Ser é biologicamente Social,” ou seja; é influenciado pelo meio que vive, por este motivo estar em um ambiente saudável, de respeito, de conversa, é fundamental para o  desenvolvimento humano.

O desenvolvimento da criança é altamente influenciado na infância; a mediação deste processo se dá principalmente pela interação social, pois a criança não é só fruto do resultado genético, ela não pode ser separada de sua atividade, de sua existência e de sua maturação.

A educação tem como ponto central a construção e redescoberta desses valores, que tornam a pessoa mais humana; e já na infância esses valores devem ser estimulados.

Em que posso ajudar?